A Narradora

Minha foto
Juliana
Estudante de Biologia, escritora e desenhista meia-boca nas horas vagas. Odeio cebola, acordar cedo e ficar muito tempo sem ter o que fazer. Na maioria das vezes sou quieta demais e prefiro continuar desse jeito. E sim, meu cérebro às vezes tem lag, problemas com interpretações múltiplas, vontade própria e está atualmente seriamente comprometido por um certo homem de covinhas.
Ver meu perfil completo
twitter-button.net

Contato

jugiacobelli@gmail.com

Páginas passadas

Leitores

sábado, 27 de dezembro de 2008

Pensamentos Repentinos (14) - Retrospectiva 2008


É, eu sei que acabei de plagiar a Globo. Mas eu nem ligo. Pus-me a sentar no frente do computador aqui na casa da minha vó, em São Paulo – acho que sou a única pessoa que sai do interior e vai pra capital nas férias, mas isso é detalhe – e resolvi parar pra refletir sobre o que foi 2008.

Parando pra avaliar friamente, o ano em geral foi ruim. Sabe, foram muitas derrotas em uma guerra que eu sei que não acaba nunca. Ou melhor, acaba. E quando ela acaba é que a gente se dá conta de como nada é pra sempre, de como com um sopro nossa vida pode ser tirada. Assim, de repente, sem aviso prévio.

Perder o meu tio foi de longe a pior coisa que me aconteceu esse ano. Eu nunca tinha sentido nada remotamente parecido: De repente o chão some dos seus pés, um vazio surge no seu estômago, tudo à sua volta parece não fazer a menor diferença. O mundo desaba ao seu lado e sobre você.

Acho que só quem já passou por isso sabe como é.

E perto disso, todas as outras derrotas que aconteceram perdem todo o sentido. São coisas que se supera em dias, horas. Meu coração sofreu bastante, é verdade. Apanhou, foi pisado, machucado, rejeitado: não uma, mas três vezes. Mas de alguma forma – e eu sei que vai parecer clichê – ele ficou mais forte. Agüentou o baque firme, de pé. E por algum motivo me fez perceber que a vida foi feita pra gente ser feliz, que é uma questão de escolha.

E realmente tiveram muitos momentos felizes. Conheci dois grandes amigos, Raabe e Danilo (ou Habib e Fenômeno, em unicampês), com os quais dei muita risada, matei muita aula, e chorei bastante também. Eles me ajudaram muito, deram força, me ensinaram que a gente não deve desistir e que nada é assim tão fim do mundo quanto parece.

Entrei pro time de basquete e descobri que não sou tão ruim assim quanto achei que fosse. Mudei de casa em Campinas, com um quarto só meu e pessoas que não ignoram a minha existência.

Descobri o mundo da comédia e do improviso com eles: o CQC é lei na minha televisão e o Improvável no meu computador. Descobri – e eu não podia esquecer - o Marco Luque e por mais que pareça platonismo, ver o sorriso dele na TV ou no computador, rir das coisas que ele faz e fala me faz levantar a cabeça e sorrir. E talvez, na retinha final do ano, foi o sorriso que me fez ver o quanto nós é que acordamos de manhã e decidimos ser feliz. Que é uma escolha nossa e ninguém pode mudar isso se realmente decidirmos que sim. Que a arte de improvisar cada movimento, cada fala, sem planejar tudo meticulosamente é que faz as coisas terem graça, que difere uma vida de uma existência.

Quanto a 2009? Decidi que vou fazer dele um dos melhores anos da minha vida. Como? Improvisando, sempre.

Que todo mundo possa fazer de 2009 um show do Improvável: Deixe que escolham um lugar, bole a situação, troque as falas se precisar, transforme as cenas, questione sempre que puder, diga coisas sem sentido de vez em quando, e sorria. Sorria e se divirta a cada segundo. Porque nunca se sabe quando o mestre de cerimônias vai apertar a campainha e fechar as cortinas, restando a você apenas os aplausos.

Beijomeliga

Juliana

3 comentários:

Byzinha disse...

eu não ia comentar. mas eu vou ter que falar: ALELURA JEOSUIS ! ela aprendeu que o improviso é o GRANDE lance *-* eu me reservo todo o credito, oks ? eu que fiquei no seu pé o ano todo mandando você improvisar. EEU ! (alok) eu que sempre fala "apenas vá lá e faça." oks, agora pro finalzim do ano eu divido o credito com o marco, mas a essencia é minha huh ? :P rsrs (eu to falando sério u.u) bjomeliga;*

Lívia disse...

Olá!

primeiro gostaria d dizer q amei seu post... fantástico

e tbm gostaria d dizer q sou suuper fã do seu blog, adoro a maneira como vc escreve, as coisas sobre as quais vc escreve... coloquei ateh como feed no meu orkut.. aquele post "de sangue", com ctza eh o meu favorito ateh agora..

tudo d bom nesse ano q está entrando e q vc continue escrevendo!! : )

abraços

Unknown disse...

Paguei pau! XDDD
Pensa que se a gente cai, o tombo pra nós é bem menor ( Saca, pequenas? Perto do chão? Han han??)... Por isso as baixinhas têm um "que" a mais. E bem, se pode te ajudar, e foi o que me ajudou nesse ano tão foda quanto o seu, foi ouvir e repetir sempre: "Todo esse mal um dia vai me fortalecer."
E MEU! Se tem algo que eu fiz certo esse ano, foi entrar pra aquele time de basquete. Era como minha válvula de escape... Com vocês, por menos que possa parecer, pude ser eu mesma sem ninguém me julgar. Ou melhor, até senti olhos assim, mas saber que sempre tinha alguém pra rir das minhas piadas ridículas e me dar um sorriso sincero já valia muito a pena. ^_^
Hermana! Te espero ano que vem! Adoreeei te conhecer!!

Assim ( Marseille )