A Narradora

Minha foto
Juliana
Estudante de Biologia, escritora e desenhista meia-boca nas horas vagas. Odeio cebola, acordar cedo e ficar muito tempo sem ter o que fazer. Na maioria das vezes sou quieta demais e prefiro continuar desse jeito. E sim, meu cérebro às vezes tem lag, problemas com interpretações múltiplas, vontade própria e está atualmente seriamente comprometido por um certo homem de covinhas.
Ver meu perfil completo
twitter-button.net

Contato

jugiacobelli@gmail.com

Páginas passadas

Leitores

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Senta que lá vem história (1) - Crepúsculo

Sabe quando você pega um livro pra ler por insistência de alguém que diz que é legal, que você vai gostar da história e, meio sem querer, você acaba devorando o livro em menos tempo do que você leria um livro pra prova, por mais que sua vida acadêmica dependesse disso?

Foi exatamente isso que aconteceu quando li "Crepúsculo (Twilight)" depois que minha amiga me disse que a história era legal e que a personagem principal se parecia comigo. Aí eu fiquei curiosa e acabei com a história em dois dias e meio, parando pra não terminar rápido demais.

E era verdade. Pelo menos nesse primeiro livro, a Bella se parece muito comigo. Ela é atrapalhada, totalmente descoordenada, não sabe dançar, é um desastre em esportes, é meio lerda e fala frases que eu já disse ou me imaginaria dizendo sem nenhum problema. A única diferença é que ela tem um namorado que meio que dispensa comentários, mas isso a gente releva.

Mas o livro me chamou atenção por outro motivo também. As características que eu falei ali em cima também se encaixam em muitas outras pessoas e acho que essa foi a grande sacada: Bella é uma garota comum. Ela não tem superpoderes, nem cinto de utilidades e nem habilidades especiais. E apesar disso, Edward se apaixonou por ela. Ou melhor, pelo cheiro dela.

Não importava a sua aparência, mas sim o que ela tinha por dentro. Talvez essa seja a metáfora do livro e o motivo pelo qual tanta gente se identifica, tanta gente gosta: é o desejo que todo e cada um tem de ser aceito e amado do jeito que é, pelo que é e apesar do que é. Por mais cético ou frio que seja, todo mundo um dia já sonhou com isso, e ter esse pensamento tão bem traduzido em palavras no foco dos seus olhos, misturado com a fantasia, simplesmente encanta.

Fica aí a sugestão pra quem gosta de romance, vampiros, ou os dois. O tipo história que a gente sabe que é ficção, mas adoraria que acontecesse de verdade.

2 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Diângeli disse...

Oi!
Vi o teu blog pq eu tb criei um, entao apareceu la no painel de controle! Achei legal o post do livro do crepusculo, pq eu estou quase cedendo a imensa pressão comercial em cima do filme, hehe, apesar de os trailers nao terem me chamado a atenção nem um pouco. Nem sabia que tinha livro. Todo mundo me diz que o livro é bom e o filme é uma droga, exceto pelo tal vampiro bonitão. Entao acho que vou ler o livro!
Abraços
http://doispontostravessao.wordpress.com/